top of page

PROJETO EDUCATIVO

Na valência de Creche, o desenvolvimento das crianças é a construção de uma relação afetiva e de aceitação. As próprias rotinas de sono, alimentação e higiene ocupam uma parte significativa do dia - assentam nessa lógica, constituindo uma componente fundamental do trabalho pedagógico. Com efeito, é em grande parte nessas práticas de cuidado personalizado que se criam laços, e se preserva a autoestima e o equilíbrio emocional das crianças. É neste contexto de aprendizagem que a criança:

ADQUIRE SENTIDO

DE SI PRÓPRIA

DESENVOLVE A COMUNICAÇÃO E A  LINGUAGEM ATRAVÉS DESSAS INTERAÇÕES

DESPERTA PARA A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES COM OS OUTROS (adultos e crianças)

APRENDE A DESFRUTAR DAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS
(música, dança, desenho e pintura)

De acordo com o supra-referido, Gabriela Portugal (2000) enuncia dez princípios enumerados por Gonzalez-Mena e Eyer (1989) assentes no respeito e na qualidade das relações que são estabelecidas com as crianças que acreditamos serem essenciais para que exista um sentimento de pertença e, para que, seja possível transmitir uma relação de segurança, bem-estar, um ambiente seguro e um desenvolvimento global adequado a cada um. Estes princípios são:

  • Envolver as crianças nas coisas que lhes dizem respeito;

  • Investir em tempos de qualidade procurando-se estar completamente disponível para as crianças;

  • Aprender a não subestimar as formas de comunicação únicas de cada criança;

  • Investir tempo e energia para construir uma pessoa “total”, trabalhando os diferentes níveis de desenvolvimento;

  • Respeitar as crianças e ajudá-las a reconhecer e a lidar com os seus sentimentos;

  • Ser verdadeiro nos nossos sentimentos relativamente às crianças;

  • Modelar os comportamentos que se pretendem ensinar;

  • Reconhecer os problemas como oportunidades de aprendizagem e deixar as crianças tentarem resolver as suas próprias dificuldades;

  • Construir segurança, ensinando a confiança;

  • Procurar promover a qualidade do desenvolvimento em cada fase etária, mas não apressar a criança para atingir determinados níveis de desenvolvimento, visto que casa criança tem períodos de desenvolvimento diferentes;

Assim, entendemos que cada bebé e criança é um ser individual, com diferentes experiências, formas de sentir e formas de interpretar o mundo, mas, compreendemos também que enquanto comunidade/grupo podemos ser mais felizes por nos ajudarmos mutuamente nas experiências e vivências diárias.

bottom of page